O governador do Paraná Beto Richa reuniu-se na segunda-feira no palácio do Iguaçu com o representante da empresa aeroespacial chinesa, Flora Wei, com o presidente da FAAD Consulting and Planning, Fernando Augusto Filho, e com o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, para discutir a instalação de três usinas fotovoltaicas no município de Palmeira.
O investimento privado inicial da primeira planta será de 8 milhões de dólares e gerará 200 empregos diretos.
Paraná será o primeiro estado do Brasil a sediar o modelo consórcio de empresas com mini-geração distribuída, onde cada pessoa pode produzir sua própria energia. A energia gerada será vendida para empresas que mostrem interesse e serão distribuídas pela Copel.
Durante a reunião, Richa sublinhou a importância de incentivar este modelo de energia para o meio ambiente e atender a crescente demanda por energia. «É uma empresa que trará desenvolvimento para o município, o que resultará em mais emprego e renda e, principalmente, na geração de energia limpa e sustentável», afirmou.
«A Palmeira será modelo de energia fotovoltaica no Brasil. Essa renda gerada será muito importante para a cidade, aumentando as taxas de desenvolvimento humano e qualidade de vida «, afirmou. O prefeito agradeceu, também, o apoio do Governo do Estado no momento da atração de empresas. «Estamos muito gratos a toda a equipe do governo que dedicou todos os seus esforços para fazer esses investimentos chegarem às cidades», disse ele.
Espera-se que, com a instalação do parque fotovoltaico, o município de Palmeira se torne um ponto de referência em tecnologia e energia limpa.
A primeira instalação será instalada em uma terra de 113 mil metros quadrados produzida pelo município e produzirá até 7,3 megawatts de energia em períodos de 8 a 12 horas de operação. A eletricidade produzida será destinada exclusivamente às indústrias do Paraná. Esta será a primeira planta de um projeto de construção de outros dois, e mais de 2 anos é esperado um investimento de 300 milhões de dólares, com a criação de 450 empregos no final do projeto.
O presidente do FAAD, Fernando Augusto Filho, destacou o apoio do governo do Estado para viabilizar o projeto. «O Paraná é o primeiro Estado no Brasil a receber esse tipo de empreendimento da China dentro do modelo de energia renovável».
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.