A Companhia de Energia de Minas Gerais S.A. (CEMIG), uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, anunciou a instalação da primeira usina de geração híbrida hidrelétrica e solar do país. É um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que será realizado conjuntamente pelo Movimento de Pessoas Afetadas por Barragens (MAB) e pela empresa estatal. Significará um investimento de 24,4 milhões de reais e permitirá o estudo da «conexão de duas fontes de energia diferentes no Sistema Interligado Nacional (SIN) e promover o desenvolvimento econômico sustentável e social da região onde será inserido «, de acordo com o comunicado de imprensa da companhia elétrica brasileira.
O acordo foi assinado na quinta-feira passada pelo governador Fernando Pimentel, Cemig e o Movimento das pessoas afetadas por barragens (MAB), formado principalmente por famílias chefiadas por mulheres.
Módulos fotovoltaicos com uma potência total de 1,2 MWp serão instalados no depósito da Usina Hidrelétrica Pequena de Santa Marta, em Gran Mogol, no Norte de Minas, região com o melhor potencial para geração de energia solar no estado. A usina hidrelétrica possui 1 MW de potência de geração de água, e seu reservatório tem uma área de 0,72 km2, uma área equivalente à área de 72 campos de futebol.
Com a instalação da planta piloto fotovoltaica flutuante, a planta híbrida terá uma potência total de 2,2 MW. A energia gerada será utilizada para fornecer 1.250 famílias em 21 municípios do mineiro semi-árido. De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, a iniciativa permitirá a geração de emprego e renda com o uso da mão-de-obra local. «Queremos que as comunidades locais sejam protagonistas e beneficiários das ações da Cemig para melhorar ainda mais a qualidade do suprimento de energia para todos os mineiros», afirmou.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.