A energia fotovoltaica e o armazenamento com hidrogênio e lítio tornam o primeiro projeto não intermitente do mundo uma realidade

Share

A multinacional francesa Hydrogène de France (HDF) anunciou o encerramento financeiro e a construção na Guiana Francesa do projeto Central Eléctrica del Oeste Guiana (CEOG), anunciado pela pv magazine em 2018.

O CEOG é, de acordo com a HDF, a primeira usina de hidrogênio multi-megawatt do mundo, bem como o maior projeto de armazenamento de energia renovável intermitente usando hidrogênio verde (128 MWh de energia armazenada). É também a primeira usina de energia renovável não intermitente do mundo graças às tecnologias de hidrogênio.

O CEOG representa um investimento de 200 milhões de dólares e consiste em um parque fotovoltaico, armazenamento massivo e de longo prazo de energia na forma de hidrogênio verde e baterias (armazenamento de curto prazo).

Cristina Martín, diretora para a América Latina da HDF, compartilhou com a pv magazine as principais características do projeto, que terá um parque fotovoltaico de 55 MW e 128 MWh de capacidade de armazenamento, “principalmente na forma de hidrogênio, embora também tenha um componente de bateria de lítio ”. Também terá eletrolisadores PEM de 16 MW. As tecnologias de hidrogênio foram selecionadas após um concurso internacional, que foi concedido pela francesa McPhy para eletrolisadores e HDF Industry para células de combustível de alta potência.

O início da operação comercial está previsto para o início de 2024 ”, acrescenta Cristina Martín. Em seu edital de 2018, a HDF informou que o CEOG será instalado no município de Mana. Estará conectado à estação EDF Saint-Laurent-du-Maroni e produzirá 10 MW de energia elétrica fixa todos os dias da manhã à tarde e 3 MW à noite.

Para realizar o projeto, a HDF fez parceria com o fundo de infraestrutura Meridiam e SARA (empresa anônima da refinaria das Antilhas, Grupo Rubis), e o financiamento do projeto sem recurso foi fornecido “por bancos comerciais e bancos de desenvolvimento de primeiro nível” , eles afirmam do HDF.

Os parceiros assinaram um Contrato de Compra de Energia (PPA) de 25 anos com a EDF, e o EPC para o projeto foi concedido à Siemens Energy.