WEG desenvolve 1,8 MW e 3,7 MWh de armazenamento para a COPEL

Share

A fabricante brasileira de motores, equipamentos elétricos e equipamentos de energia WEG anuncia o fornecimento de quatro sistemas completos de armazenamento de energia que incluem baterias de íon-lítio e baterias de fluxo, bem como o desenvolvimento do controle de uma microrrede alimentada por diversas fontes de energia. pela Copel – Companhia Paranaense de Energia. O fornecimento faz parte de uma lista de ações da Copel aprovadas em uma chamada pública estratégica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para acordos técnicos e comerciais para a inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro.
O contrato, fechado com a WEG em regime turn key, contempla a fabricação, construção, comissionamento, garantia e suporte técnico de quatro projetos de armazenamento de energia totalizando 1,8 MW e 3,7 MWh e incluindo o controle de desenvolvimento de toda a microrrede de uma usina. Os projetos incluem baterias de íon-lítio, baterias de fluxo de vanádio, usinas de geração fotovoltaica, transformadores, painéis de baixa tensão, painéis de média tensão, automação de usinas (EMS), sistema de gerenciamento de baterias (BMS) e eletrocentros.
Um dos projetos será implantado no município de Ipiranga, nos Campos Gerais, e terá uma lateral com dois sistemas de 1 MWh cada, íon-lítio em um caso e fluxo de vanádio em outro.
Outro projeto inclui a reforma do sistema de geração de energia da Ilha de Me, na Baía de Paranaguá. Atualmente, a ilha possui um sistema de geração de energia a diesel que será substituído e complementado por um sistema híbrido de geração solar fotovoltaica associado a baterias, com um sistema a diesel que será usado apenas como backup.
Um terceiro ponto do acordo prevê o fornecimento de uma solução de sistema de armazenamento de energia transportável com capacidade de 1MWh a ser ligada à rede de distribuição nos casos de atendimento a contingências programadas ou atendimento sazonal para demandas com picos de consumo – no caso de um grande evento ou impulso momentâneo no sistema. Como uma subestação móvel, a solução pode ser conectada em qualquer ponto da rede, ou seja, próximo à subestação ou ao longo do alimentador.
A quarta obra da WEG neste contrato será realizada na Vila Residencial Faxinal do Céu, no Pinhão, na região Centro-Sul. A região também receberá um sistema de geração fotovoltaica associado ao armazenamento de energia. Os testes serão realizados com a implantação de uma microrrede em toda a cidade.
Em 2019, a WEG adquiriu o negócio de armazenamento da Northern Power Systems da América.