Na manhã de hoje, em solenidade realizada na sede do BanriTech, no Centro de Porto Alegre, foi lançado o Selo + energia sustentável, uma parceria do Banrisul com a UFRGS, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). A ação vai oferecer capacitação para até 30 empresas do setor fotovoltaico com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e incentivar financiamentos de energias renováveis.
A Universidade será responsável pela criação do selo e pela metodologia de avaliação das empresas. De acordo com a professora do Campus Litoral Norte Aline Pan, que coordena o projeto na UFRGS, a preocupação é trazer qualidade para o setor de energias renováveis, iniciando pelas empresas de energia solar, a partir da adoção da série ISO 50.000, que tratam da gestão de energia. Segundo a professora, a iniciativa permitirá incorporar padrões de inovação e sustentabilidade visando a solidez das empresas focadas na produção energética e possibilitando acesso a linhas de financiamento nacionais e estaduais voltadas ao setor.
O projeto envolverá, além da coordenadora Aline Pan, as professoras Juliana Klas, de Engenharia de Gestão de Energia, e Ângela Danilevicz, de Engenharia de Produção, e acadêmicos de pós-doutorado, doutorados e graduandos. Inicialmente, como piloto serão avaliadas 30 empresas, mas o número pode chegar a 60 por ano. O financiamento estimado para o desenvolvimento das ações na UFRGS é de R$ 1 milhão.
O Sebrae-RS e o Senai-RS oferecerão cursos para empreendedores, instaladores e projetistas, enquanto o Banrisul vai subsidiar os treinamentos, além de financiar projetos sustentáveis. Para participar, as empresas precisam estar adimplentes com o Banrisul e o Sebrae RS. As empresas selecionadas serão divulgadas pelo Banrisul.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.