Selo + energia sustentável oferecerá capacitação para empresas do setor solar no RS

Share

Na manhã de hoje, em solenidade realizada na sede do BanriTech, no Centro de Porto Alegre, foi lançado o Selo + energia sustentável, uma parceria do Banrisul com a UFRGS, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). A ação vai oferecer capacitação para até 30 empresas do setor fotovoltaico com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e incentivar financiamentos de energias renováveis.

A Universidade será responsável pela criação do selo e pela metodologia de avaliação das empresas. De acordo com a professora do Campus Litoral Norte Aline Pan, que coordena o projeto na UFRGS, a preocupação é trazer qualidade para o setor de energias renováveis, iniciando pelas empresas de energia solar, a partir da adoção da série ISO 50.000, que tratam da gestão de energia. Segundo a professora, a iniciativa permitirá incorporar padrões de inovação e sustentabilidade visando a solidez das empresas focadas na produção energética e possibilitando acesso a linhas de financiamento nacionais e estaduais voltadas ao setor.

O projeto envolverá, além da coordenadora Aline Pan, as professoras Juliana Klas, de Engenharia de Gestão de Energia, e Ângela Danilevicz, de Engenharia de Produção, e acadêmicos de pós-doutorado, doutorados e graduandos. Inicialmente, como piloto serão avaliadas 30 empresas, mas o número pode chegar a 60 por ano. O financiamento estimado para o desenvolvimento das ações na UFRGS é de R$ 1 milhão.

O Sebrae-RS e o Senai-RS oferecerão cursos para empreendedores, instaladores e projetistas, enquanto o Banrisul vai subsidiar os treinamentos, além de financiar projetos sustentáveis. Para participar, as empresas precisam estar adimplentes com o Banrisul e o Sebrae RS. As empresas selecionadas serão divulgadas pelo Banrisul.