Novos corredores para instalação de sistemas em coberturas, transitáveis ​​e compatíveis com as estruturas

Share

A Alusin Solar começará a fabricar em julho o Corredor Técnico para Coberturas CAREX e afirma ser a primeira fabricante nacional desse tipo de produto.

“A CAREX nasceu para dar uma solução profissional ao trânsito de pessoas nas coberturas, que não se destinam a transitar sobre elas e o crescimento exponencial do autoconsumo solar fotovoltaico industrial expõe essa carência”, explica a empresa, acrescentando que “ As soluções atuais que estão sendo aplicadas são rudimentares e artesanais. Com a CAREX conseguimos responder a esta necessidade; poder deslocar-se pelos telhados de forma segura para as pessoas e para os próprios telhados ”.

Alusin explica que é um sistema muito rápido de instalação na cobertura, o que garante estanqueidade com sistema de estruturas próprio e é totalmente integrável com as mesmas, uma vez que os painéis solares e o corredor técnico podem ser colocados na mesma estrutura. “A CAREX está totalmente focada no setor fotovoltaico, mas não exclusivamente; por ser um sistema projetado para ser instalado em coberturas, tem um mercado potencial interessante naquelas fábricas ou empresas que, devido aos seus processos, possuem equipamentos industriais nelas instalados. Esses equipamentos precisam ser verificados constantemente e precisam de um corredor para andar com segurança ”, enfatiza a empresa.

A comercialização do produto terá início em 1º de setembro. O produto CAREX foi projetado e desenvolvido inteiramente na Alusin Solar, que agora está iniciando sua fabricação e comercialização. Após um investimento superior a 500.000 euros, o produto será totalmente fabricado nas instalações da Alusin Solar em Avilés, Astúrias.

Alusin explica que foram investidos 420 mil euros em uma nova linha de produção para fabricar o piso técnico para o telhado, um perfilador de 27 metros de comprimento denominado “Willy Twist Irons”. Os restantes 80.000 euros correspondem a despesas de mudança e adequação da empresa para instalação da nova linha de perfilagem.

“A produção e montagem estão a ser concluídas na zona norte do Porto e esperamos tê-la instalada até ao final de junho e a plena capacidade em meados de julho”, explica o CEO da Alusin solar, Javier Font. Ele acrescenta que, embora a força de trabalho da empresa tenha sido treinada para atuar com a nova linha, “esperamos ter que ampliar nossa força de trabalho em breve; temos muitas ilusões com a nova linha, além do impulso crescente da energia solar na Espanha. Atualmente, entre escritórios, fábrica e montagens, são 32 pessoas empregadas pela Alusin Solar ”.

O produto surge no Chile: lá, a instalação de “corredores técnicos” é obrigatória para a instalação de painéis solares, e isso serviu de inspiração para a empresa asturiana há quatro anos. “Só em 2021 é que conseguimos fazer acontecer. O Chile será o primeiro país onde iremos internacionalmente, já que ali temos um distribuidor de nossas estruturas que agregará os produtos CAREX ao seu portfólio ”.