Instituto Federal de Santa Catarina instala 70 kW de placas fotovoltaicas

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) anunciou a instalação de 255 painéis fotovoltaicos no telhado do Campus Criciúma.

A instalação terá uma potência de 70 quilowatts e permitirá que a entidade reduza os custos da eletricidade em 40%. O projeto já foi autorizado pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e deverá ser concluído antes do final de 2017.

O sistema está sendo instalado pela empresa Alba Energia e Automação, com sede em Minas Gerais, que garantiu o contrato para a realização do projeto através de um concurso que foi celebrado no ano passado. O investimento realizado é de R $ 442.034,29.

Uma usina semelhante, também, já foi instalada no Câmpus Florianópolis do IFSC e será instalada no Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Ambas instalações jogarão na rede de distribuição de energia da Celesc energia excedente gerada sob o esquema da medição líquida.

“O excedente produzido será injetado na rede de distribuição, gerando créditos que são trocados nos momentos em que o consumo da energia elétrica do Campus for maior que a geração”, destacou Lucas Cúnico, professor do curso de Eletrotécnica e um dos responsáveis pelo projeto.