IFG Câmpus Itumbiara conecta à rede usina solar de 70 kW

O Instituto Federal de Goiás instalou uma usina fotovoltaica de 70,2 kW nos telhados dos blocos das salas de aulas do Campus Itumbiara.

A instalação tem 260 módulos fotovoltaicos policristalinos e será utilizada para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas científicas com a participação dos alunos, comunidade e pesquisadores. As medições serão feitas através de uma estação meteorológica para o registro de dados de radiação solar, velocidade do vento e temperaturas ambiente.

A usina contribuirá, também, a uma redução de 25% nos valores pagos na conta de energia elétrica mensal do Campus. “O maior benefício para a Instituição será proporcionar a formação de mão de obra especializada, a oferta de cursos de curta duração na área de sistemas fotovoltaicos e o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem através de aulas práticas”, explicou o coordenador do curso de especialização em Fontes Renováveis de Energia, professor Sérgio Silva.

A IFG, também, anunciou que outro sistema fotovoltaico de 170 kW será instalado no Campus Itumbiara. As dois instalações poderão injetar excedente de eletricidade à rede conforme estabelecido pela resolução 482/2012 publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).