Escolas de Recife reduzem 35% o consumo de energia devido a geração solar

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é a instituição que realiza a instalação da energia solar em quatro escolas públicas estaduais da Grande Recife  com um investimento de, aproximadamente, R$1 milhão.

Daniel Sarmento, gestor de Eficiência Energética da Celpe, relata o seguinte: “O esforço da Celpe tem como objetivo assegurar a melhor utilização da energia distribuída, por meio da implantação de medidas que promovam o uso racional da energia elétrica”.

As escolas beneficiadas são: Assis Chateaubriand e Gabriela Mistral, ambas no Recife; Alzira da Fonseca Brewel, em Jaboatão dos Guararapes e São José, no município do Paulista – todas de Ensino Médio.

Em cada escola foi instalado painéis de geração solar fotovoltaica. Esta medida implica a redução, em média, de 35% do consumo de energia e também outras medidas tais como: substituição de aparelhos de ar condicionado por modelos mais econômicos e a troca de lâmpadas fluorescentes por LEDs contribuem para uma melhor rentabilidade dos recursos econômicos.

Também, outro cálculo estimativo ressalta a economia de 113MWh/ano nas usinas solares– redução que equivale ao consumo mensal de cerca de 100 residências.

O objetivo desta medida tem por objetivo principal proporcionar economia aos cofres públicos, promover o uso eficiente da energia entre os jovens estudantes e incentivar o uso das energias renováveis de geração elétrica por parte de todos.

Para que essas mudanças possam ser acomodadas, os professores e corpo administrativo das escolas receberão orientações por parte da Celpe.

Além desta formação, a Celpe disponibilizará acompanhamento online, da geração das placas solares, o que permite identificar os períodos de maior e menor desempenho.