Cascata de efeitos em relação ao Covid-19

Share

Após a interrupção no início de fevereiro, as operações de fabricação de componentes fotovoltaicos na China começaram a voltar ao normal no início de março, de acordo com relatórios da PV InfoLink.

«A utilização da capacidade em toda a cadeia de suprimentos aumentou para 80% em março e o fornecimento de módulos se estabilizou gradualmente», diz Corrine Lin, analista da PV InfoLink. «No entanto, a disseminação contínua do coronavírus ameaça provocar uma crise econômica e suas repercussões estão afetando o setor manufatureiro e afetará a demanda global em março e abril».

O PV InfoLink relata que a Administração Nacional de Energia da China (NEA) adiou os prazos para a apresentação de projetos sob o sistema de leilão chinês até meados de junho e está estudando a possibilidade de estender os prazos de conexão para a rede. Atualmente, esses prazos são 31 de março, 30 de junho e 31 de dezembro. Segundo o PV InfoLink, o NEA poderia expandir cada um deles em um trimestre.

«Nesse contexto, a demanda esperada não se recuperará até o segundo ou terceiro trimestre na China, e esse aumento dependerá da decisão da China de prorrogar o prazo de 31 de dezembro», diz Lin. «Por enquanto, a demanda chinesa está prevista para cair um pouco abaixo de 40 GW este ano.»

****Leia a cobertura que a pv magazine realiza do COVID-19 em relação ao setor fotovoltaico; e conte-nos como isso está afetando suas operações fotovoltaicas e relacionadas ao armazenamento. Envie um email para editors@pv-magazine.com para compartilhar suas experiências.

Preços spot

Na análise do preço à vista da semana, os analistas de Taiwan afirmam que um dos dois fabricantes de polissilício de nível 1 retornou à capacidade total, enquanto o outro está aumentando e espera-se que retorne à sua taxa de produção normal em breve.

Os analistas relatam pouca mudança nos preços de wafer ou celular, mas observam que, embora os fabricantes de módulos tenham retomado suas operações em grande parte (exceto na Malásia, onde ainda existem restrições para as empresas), os efeitos do Covid-19 em mercados finais, como Estados Unidos e Europa, está apenas começando a se manifestar.

“Até o momento, não houve mudança acentuada no volume de pedidos de módulos estrangeiros. No entanto, espera-se que os projetos na Europa e em outras regiões onde o vírus seja altamente prevalente sejam adiados «, afirmam analistas. “Isso tornará difícil prever a demanda externa por módulos. A pandemia espalhará seus tentáculos do lado da oferta para o lado da demanda durante março-abril. «

Até agora, o PV InfoLink não mudou suas expectativas para a demanda global de energia fotovoltaica em 2020 e planeja 134,3 GW de novas instalações em todo o mundo ao longo do ano. «Os efeitos do impacto sobre a demanda no exterior começarão a surgir em breve», diz Lin. «Mas até que ponto a demanda será afetada, dependerá de quando o surto puder ser contido.»