A fabricante chinês-canadense de módulos fotovoltaicos Canadian Solar anunciou ter ganhado dois projetos solares fotovoltaicos no total de 190,5 MW no leilão de energia A-6 realizado no Brasil em 18 de outubro. Foi a primeira vez que a energia solar participou de um leilão de energia A-6, e o governo brasileiro alocou um total de 2.979 MW de capacidade de geração, dos quais 530 MW eram solares.
A Canadian Solar desenvolverá e construirá o projeto Gameleira, 152,4 MWp, no Ceará, e o projeto Luiz Gonzaga, 38,1 MWp, em Pernambuco. A construção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2021 e no primeiro trimestre de 2022, respectivamente, e os dois projetos deveriam entrar em operação comercial antes de janeiro de 2023, dois anos antes da data exigida pelo governo.
Uma vez em operação, as duas usinas de energia solar gerarão aproximadamente 433 GWh de eletricidade por ano. 30% da eletricidade gerada pelas usinas será adquirida por um grupo de empresas de distribuição sob dois contratos de compra de energia (PPAs) de 20 anos, com um preço médio contratado de R$ 84,38 / MWh, ou aproximadamente US$ 22, 32 / MWh. O restante da eletricidade será comprado por meio de PPAs privados dos quais não se conhecem mais detalhes.
A Canadian Solar já havia ganhado três projetos solares com potência total de 393,7 MW em dois leilões privados realizados no Brasil no terceiro trimestre deste ano: dois deles, localizados nos estados de Pernambuco e Ceará, com uma potência respectiva de 190,5 MW e 76,2 MW, venderão uma quantidade não especificada de energia gerada sob um PPA de 15 anos à companhia de energia Companhia Paranaense de Energia (Copel). O projeto Ceará é a expansão do projeto Lavras, de 152,4 MW, que, por sua vez, faz parte de um portfólio de quatro projetos de 482 MW, dos quais uma participação de 80% foi vendida para a Nebras em abril.
Além disso, a Canadian Solar afirma ter garantido outro projeto de 197 MW no estado de Minas Gerais, sem identificar a entidade que conduziu o leilão. Provavelmente, é a fornecedora brasileira de energia, a Cemig, que opera principalmente no Minas Gerais, que em setembro realizou seu terceiro concurso para compra de energia limpa, no qual contratou 197 MW.
Em julho, a Canadian Solar venceu um projeto de 51 MW no último leilão A-4 no Brasil: é o único projeto selecionado no concurso que está localizado no estado de Minas Gerais.
Somando todos os projetos, a empresa já possui 1,6 GW h em projetos de larga escala no país. Alguns dos projetos usarão painéis fotovoltaicos produzidos pela fábrica canadense de módulos fotovoltaicos de 380 MW perto de São Paulo. Por outro lado, projetos solares que usam componentes fotovoltaicos fabricados localmente têm acesso a financiamento do banco de desenvolvimento brasileiro BNDES e do Banco do Nordeste.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.