A prefeitura de Curitiba, alimentada pela energia solar

Share

Parte da energia consumida no Palácio 29 de Março, a Prefeitura de Curitiba (Paraná, Brasil), agora é gerada por painéis fotovoltaicos instalados no telhado do prédio. O projeto foi contemplado por meio de chamada pública da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para o Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel. A instalação foi lançada na quarta-feira como comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Estima-se que R $ 100.000 por ano (cerca de US $ 26.000) podem ser economizados.

O sistema de energia solar fotovoltaica do Palácio 29 de Março, sede da Câmara Municipal no Centro Cívico, começou a funcionar na quarta-feira, 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Um total de 439 painéis com a etiqueta de eficiência energética Procel foram instalados no telhado do Palácio no dia 29 de março. O sistema fotovoltaico, com potência total de 144 kWp, tem capacidade para gerar 212MWh / ano. A Câmara Municipal economizará 50% da conta de eletricidade graças à energia solar.

Atualmente, além do Programa de Eficiência Energética, que aloca 0,5% da receita operacional líquida a projetos ou financiamentos não reembolsáveis, a Copel tem uma chamada pública para projetos semelhantes, mas para formar novas alianças em que produtores de energia ou os investidores podem se juntar à Copel.

Iniciativas semelhantes estão sendo implementadas em universidades, escolas, empresas e condomínios com recursos não reembolsáveis ​​ou através do financiamento previsto no Programa de Eficiência Energética.