Governo de Goiás ganha Prêmio Selo de Mérito 2017 com o Casa Solar

A divulgação foi feita nesta quinta-feira, dia 06, e está disponível no site da ABC.

Esta é a 5ª vez que a Agehab conquista o Selo de Mérito da ABC pela relevância e inovação de seus projetos e programas na promoção da habitação de interesse social. A Agência foi premiada nas edições 2012, com o projeto Goiás Mais Moradia-Real Conquista Sustentável; 2013, com o programa Casa Legal-Sua Escritura na Mão; 2016, com o Cheque Mais Moradia e o Trabalho Social desenvolvido no processo de regularização fundiária plena.

casa solar Foto Sérgio Willian 03

Família de Pirenópolis moradora do primeiro residencial com geração de energia fotovoltaica do município

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que a conquista de mais um prêmio coloca em evidência o trabalho de elevado nível técnico e compromisso social da equipe da Agência desenvolvido desde 2011 e o empenho do governador do Estado em fazer de Goiás uma referência para o País na administração pública. “Com planejamento, foco em resultados e programas bem estruturados e de grande alcance social, como é o Casa Solar, damos uma demonstração de que é possível inovar na gestão pública, mesmo em um período de crise, e oferecer às pessoas que mais precisam acesso à moradia de qualidade”, frisa Stival.

O projeto Casa Solar foi implantado este ano pela Agehab e já entregou o primeiro empreendimento de interesse social unifamiliar do Brasil com geração de energia solar fotovoltaica em Pirenópolis. Em sua primeira etapa, o projeto beneficiará 1,2 mil famílias em municípios quatro municípios: Pirenópolis, Alto Paraíso, Caçu e Palmeiras.

Em Pirenópolis foi inaugurado no dia 24 de junho deste ano o primeiro empreendimento do Casa Solar, o Residencial Luciano Peixoto, com 149 moradias dotadas de placas de geração de energia solar fotovoltaica, ligadas à rede da Celg, que podem gerar até 70% de economia na conta de luz das famílias.

Vitrine nacional

O Selo de Mérito é uma das mais importantes vitrines do país para os projetos de habitação de interesse social. É promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, entidade nacional que congrega, apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos estados e municípios.

O Prêmio Selo de Mérito 2017 possui cinco categorias: Relevância Social e/ou Urbana; Projetos de Urbanismo e Arquitetura para Conjuntos Habitacionais; Conjuntos Habitacionais com Certificação Tecnológica; Ações, Planos e/ou Programas de Habitação de Interesse Social e Selo de Mérito Especial. A categoria Selo de Mérito Especial é concedida a projetos que apresentam resultados de boas práticas em temas importantes e que serão debatidos no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, marcado para agosto deste ano em São Paulo.

Também na categoria Selo de Mérito Especial, foram destacados os projetos Implantação de Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica em Conjuntos Habitacionais de Interesse Social, de São Paulo; Programa Morar Melhor – Requalificação urbana em Salvador (BA) e Experiências sustentáveis em Habitação de Interesse Social da Paraíba e Requisitos para um bairro sustentável, o exemplo de Ponta Grossa (PR).

Prêmios conquistados pela Agehab desde 2011:

(Oito prêmios nacionais e duas indicações ao prêmio internacional ONU-Habitat)

* Selo de Mérito da ABC/ Especial _ Projeto Casa Solar

*Selo de Mérito da ABC/Ações Estruturantes _ Programa Cheque Mais Moradia

*Selo de Mérito da ABC/Trabalho Social _ Projeto Uma Experiência de Trabalho Técnico Social com Regularização Fundiária Plena (caso Jardim Curitiba/Região Noroeste)

2015

*Prêmio Lúcio Costa de Saneamento, Mobilidade Urbana e Habitação da Câmara Federal – Casa Legal–Sua Escritura na Mão

2013

*Prêmio Caixa Melhores Práticas de Gestão _ Experiência de Mobilização e Participação dos Municípios no Planejamento Habitacional

* Selo de Mérito da ABC _Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão

*Reconhecimento ONU-Habitat – Moradia Rural/parceria Agehab com o Movimento Camponês Popular

*Indicação ao Prêmio ONU-Habitat pelo apoio a 211 municípios goianos na elaboração de seus planos de habitação de interesse social