Statoil adquire 40% de um projeto solar de 162 MW no Brasil

Share

O desenvolvedor de projetos solares norueguês Scatec Solar ASA anunciou que o grupo petrolífero norueguês Statoil adquiriu uma participação de 40% em um projeto fotovoltaico de 162 MW no Brasil.

A Scatec estima que o investimento do projeto é de aproximadamente US $ 215 milhões, e que a Statoil irá injetar um fundo de US $ 25 milhões. A empresa norueguesa disse que também obteve mais fundos para o projeto através de uma estrutura de financiamento com uma alavancagem financeira de 65%, e que espera iniciar a construção da instalação em breve. A conclusão está prevista para o final de 2018.

O projeto Apodi foi selecionado pela ANEEL no leilão de energia de reserva realizada em novembro de 2015 e tem um PPA de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Além disso, a Scatec disse que criou uma joint venture 50/50 com a Statoil no Brasil, que deverá construir e operar projetos fotovoltaicos em larga escala no país no próximo ano.

A companhia de petróleo norueguesa anunciou sua intenção de entrar no setor de energia solar em fevereiro, quando lançou um fundo de US $ 197 milhões dedicado à energia renovável. Naquele momento, o produtor de petróleo disse que o fundo iria adquirir participações minoritárias em empresas emergentes, de preferência como co-investidor com outras empresas de capital de risco. Investimentos potenciais incluídos offshore, onshore e energia solar, armazenamento de energia, transporte, eficiência energética e redes inteligentes.