Após dois anos de desenvolvimento, a fabricante alemã de módulos solares e baterias Solarwatt apresentou seu sistema de armazenamento residencial Battery flex AC-1. Com este novo produto, a empresa abandonou sua série My Reserve depois de muitos anos e começou a cooperar novamente com a montadora alemã BMW, que é a principal acionista da Solarwatt há vários anos.
A nova bateria estará disponível a partir do outono, inicialmente como um dispositivo monofásico com acoplamento CA. Mais duas variantes virão no próximo ano, uma a ser acoplada a um inversor híbrido e uma solução completa com um inversor híbrido integrado. A solução DC desenvolvida anteriormente pela Solarwatt não faz parte inicialmente do novo portfólio de baterias flexíveis. No entanto, Solarwatt deixa em aberto a opção de integrar essa topologia à família de produtos em uma data posterior.
Todos os três produtos de armazenamento incluídos na nova série têm a mesma aparência. Eles consistem em um módulo eletrônico básico no qual vários módulos de bateria podem ser empilhados, cada um com uma capacidade útil de 2,4 kWh, e termina com um módulo de bateria superior. A unidade de energia pode ser solicitada posteriormente como um híbrido adequado ou inversor de bateria, ou para ser acoplada a um inversor híbrido.
De acordo com Olaf Wollersheim, diretor administrativo da Solarwatt, empilhar e conectar os módulos de bateria de 25 kg leva apenas alguns segundos porque as conexões na parte superior e inferior são muito fáceis de fazer. Porém, antes de fazer isso, é necessário montar o suporte de parede e colocar o módulo eletrônico em funcionamento. Cada módulo de bateria vem com uma peça de suporte de parede, que é então conectada como um sistema aplicável a uma coluna fixa. A coluna possui um perfil de trilho no qual os módulos de bateria são pendurados e podem ser baixados. O módulo eletrônico está localizado no chão e sua tampa pode ser removida. Lá, são plugados os cabos de conexão para conexão à rede elétrica, à internet e ao sensor de corrente.
Além da conexão de rede de área do controlador (barramento CAN), também existe uma interface RS485 para inversores híbridos. A lista de inversores híbridos suportados provavelmente só estará disponível quando a versão híbrida for lançada. Com a interface, vários sistemas podem ser paralelizados como um cluster, explicou Wollersheim. Isso poderia ser usado, por exemplo, para operar vários sistemas CA monofásicos em diferentes fases em paralelo. Toda a torre da bateria pode ser montada pendurada na parede ou no chão.
A caixa de alumínio é preta. Além da modularidade e da aparência, há outro aspecto que pode interessar aos clientes. Junto com a BMW, Solarwatt formará uma comunidade de compra para os componentes do módulo de célula, que serão então montados em módulos de bateria em sua própria fábrica em Dresden, explicou Wollersheim. A BMW garantiria preços de compra baixos e, ao mesmo tempo, a garantia de qualidade deveria estar de acordo com o padrão do fabricante alemão. A BMW garantiria preços de compra baixos e, ao mesmo tempo, a garantia de qualidade deveria estar de acordo com o padrão do fabricante alemão. A BMW se propôs a tornar a cadeia de suprimentos, desde os minerais até o produto final, rastreável. Segundo a empresa, o cobalto da República Democrática do Congo não é utilizado.
A menor das unidades de armazenamento tem uma capacidade de 4,8 kWh e uma potência de 1,5 kW. Pode ser expandido para oito módulos de bateria em unidades de 2,4 kWh e tem um máximo de 57,6 kWh e 6 kW de potência. O consumo do sistema em modo de espera, CA e CC, quando descarregado, é especificado em 25 W. Além disso, as bombas de calor podem ser integradas.
A garantia é de 10 anos com 80% da capacidade restante e a Solarwatt fornecerá uma substituição completa em caso de mau funcionamento.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.