Reserva ambiental no Pantanal instala usina solar

O Recanto do Pescador, uma área de 28.650 metros quadrados, localizada em Poconé, agora abrigará a usina solar do Sesc Pantanal que amplia a utilização da tecnologia renovável para seguir sendo vanguarda do turismo sustentável e também em comemoração dos 20 anos de atuação do Sesc no Pantanal.

A inauguração está marcada para o dia 13 de novembro, mas antes da sua aprovação, o projeto, que teve início em 2016, foi elaborado rigorosamente para evitar qualquer tipo de impacto ambiental. Toda implantação da usina é licenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), órgão competente em atendimento a normas técnicas, e também segue a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que estabelece as condições gerais para a micro geração de energia.

A usina abastecerá um dos principais pontos turísticos mato-grossenses, o Hotel Sesc Porto Cercado, e gerará energia suficiente para suprir a necessidade por energia elétrica de 50% do Hotel, o equivalente ao consumo de 309 famílias de até 4 pessoas no decorrer de um mês.

Serão instaladas 1.240 placas que juntas terão capacidade instalada de 300 kW e produção mensal de 49.500 kW/h.

A tecnologia usada para a construção da usina será totalmente metalizada cujos materiais virão de Luxemburgo pois, devido às cheias ocasionadas no Pantanal se necessitava um material que fosse resistente à corrosão. Dessa forma, solicitou-se a utilização do aço corten (52 toneladas) que quando se oxida forma uma camada protetora evitando a corrosão.

O Sesc Pantana leva 20 anos de trajetória na preservação e educação do meio ambiente tendo como principal unidade de atuação a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal.