Projeto “Supermercados Solares” começa instalação

Os supermercados da rede ViPi, da cidade de São Miguel, no extremo oeste de Santa Catarina, conclui a primeira instalação do projeto Supermercados Solares. A rede ViPi Supermercados possui três lojas e foram um dos primeiros em Santa Catarina a investir na automatização das lojas em 1993.

A instalação conta com 320 módulos fotovoltaicos que ocupam 900 m2 da área do telhado da loja com um investimento de R$ 400 mil reais no sistema fotovoltaico no qual prevê-se um retorno em 4 anos, pois a energia produzida deverá reduzir o valor mensal da conta de luz em 87%.

Conforme explica Rodolfo de Sousa Pinto, presidente da ENGIE Geração Solar Distribuída: “Além da alta demanda por energia elétrica em sistemas de refrigeração e iluminação, as grandes áreas livres nos telhados das lojas ou coberturas de estacionamentos fazem dos supermercados candidatos ideais para adoção da energia solar fotovoltaica” e acrescenta que é possível reduzir os gastos em até 95%.

O objetivo destes projetos é gerar sua própria energia elétrica através de uma fonte renovável e ampliar a conscientização das empresas associadas sobre o tema, com capacitação profissional, gerando ferramentas e tecnologia para redução de custos e por isso, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) em parceria com a ENGIE apoiam estas iniciativas.

O acordo prevê descontos de até 20% no preço dos sistemas de geração adquiridos coletivamente pelos associados e conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que disponibiliza linhas especiais de financiamento com prazos que podem chegar a oito anos para os supermercados que aderirem.

A ACATS foi uma das primeiras entidades empresariais do país a se posicionar de forma inovadora na busca por uma nova alternativa energética para seus associados. Segundo o Presidente Executivo da ACATS, Paulo Cesar Lopes, a energia elétrica representa o segundo maior custo dos supermercados, atrás apenas da folha de pagamento. A instalação reforça o Programa de Eficiência Energética (PEE/ACATS) desenvolvido há quatro anos pela Associação, que visa a gestão e utilização inteligente deste insumo. “A conclusão do sistema fotovoltaico do Supermercado ViPi vai, com certeza, estimular a adesão de novas empresas ao longo deste ano”, diz Lopes. Segundo ele, atualmente se encontram em fase de estudo de viabilidade mais de 88 supermercados associados cadastrados no projeto, conclui o Presidente Executivo.