A chamada para empresas interessadas em apresentar suas propostas tem prazo até o próximo dia 27 de setembro. A central, para a qual está disponível uma área de 72,6 hectares, está prevista com 1 GW de capacidade de eletrólise proveniente da dessalinização da água do mar, e um investimento estimado em cerca de 3.500 milhões de dólares.
O arrendamento será por 25 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Em nota, explica-se que a chamada pública “inclui também duas unidades industriais para produção de hidrogênio azul a partir da reforma do vapor de metano como insumo para a posterior produção de amônia em outras duas unidades que também serão implantadas em Suape.
Recentemente, o Complexo Industrial Portuário de Suape lançou o TechHub para produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V) na zona industrial do porto.
A iniciativa, em colaboração com a CTG Brasil – subsidiária da empresa chinesa de energia CTG-, o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Senai Pernambuco e o Governo do Estado, visa tornar Suape um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação focada no combustível do futuro. Já foi reservada uma área para realizar o empreendimento de pesquisa na área portuária. O investimento estimado é de cerca de 45 milhões de reais (8,8 milhões de dólares).
De acordo com o diretor geral de Suape, Roberto Gusmão, o complexo portuário “é um grande condomínio que reúne várias oportunidades de negócios promissoras. Atualmente, 224 empresas estão localizadas na zona industrial, gerando mais de 40 mil empregos e renda para a população. A chegada de uma usina dessa magnitude, além de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, mostra que o porto tem grande potencial para se tornar um dos mais importantes do continente e do mundo”.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.