O Piauí em parceria com a ONU estuda iniciativas sustentáveis

O governador Wellington Dias e representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Penuma), reuniram-se no passado domingo (28), para apresentarem uma série de projetos locais com caráter sustentável.

Como Piauí é um dos estados com maior estrutura para a geração de energias renováveis, isso interessa a ONU para que se possa trabalhar medidas de redução nas mudanças climáticas reduzindo os efeitos negativos de caráter humano.

Algumas das propostas colocadas em questão é a possibilidade de gerar energia limpa para os prédios públicos locais tais como: escolas, hospitais e centros administrativos.

Outra proposta é a substituição da queima de óleo diesel na extração de água dos poços, por energia solar e eólica. Essas são algumas das diversas propostas discutidas na reunião.

A ONU já financia projetos com as mesmas diretrizes tanto em Brasília como em Recife. Desta forma, no caso que o financiamento seja aprovado o prazo para a execução deste é de 2 anos.

O governador pediu outra reunião em fevereiro com os representantes da ONU para discutir o projeto Ativos Verdes, pois o Piauí quer manter uma significativa quantidade de 3,7 milhões de hectares em reservas florestais.

O projeto também será discutido em Portugal, no final de fevereiro