Ingeteam instala 150 megawatts de inversores centrais em São Paulo

O produtor espanhol de inversores solares Ingeteam forneceu investidores para cinco centrais solares com uma potência total de 150 megawatts no Brasil.

A empresa forneceu duas configurações diferentes dos seus inverores de 1.500 Vcc para os projetos que estão todos localizados no norte do estado de São Paulo.

Um tipo de configuração é uma estação de 4,5 MW que compreende um inversor dual de 3 MW e um inversor central de 1,5 MW. A empresa também forneceu estações de 3 MW que estão equipadas somente com inversores duais.
Ambas configurações da solução Ingeteam estão equipadas com uma plataforma de metal que incorpora a tecnologia necessária para injetar energia de média tensão na rede brasileira. Isso inclui um transformador LV / MV, um tanque de óleo, um interruptor de média tensão, um interruptor de baixa tensão e um transformador auxiliar.
O controlador da planta Ingecon Sun EMS – um sistema de controle desenvolvido pela Ingeteam que permite que as usinas solares implementem estratégias de produção sob demanda, regulação de frequência e compensação de energia reativa – também foi fornecido como parte do acordo.

Em mercados solares com rápida expansão, como o Brasil, a capacidade das grandes plantas fotovoltaicas para gerenciar a carga da rede é sempre mais importante, daí a insistência da Ingeteam em fornecer essas soluções aos seus investidores.
Ingeteam disse que seu sistema de controle da planta permite que as usinas solares operem de forma semelhante a uma usina de energia convencional. As cinco plantas solares receberão um total de 30 estações. A empresa disse que os projetos serão concluídos antes do final do ano.