O mercado global de sistemas de armazenamento de energia conectados à rede elétrica terá um crescimento anual composto de 12% até 2025, de acordo com o relatório Market outlook for energy storage strengthens due to demand for utility scale solar colocation, growth in China and new residential incentives, publicado pela IHS Markit.
Analistas da empresa de pesquisa de mercado com sede nos Estados Unidos esperam ser instalados 4,3 GW de nova capacidade de armazenamento deste ano e os Estados Unidos para se tornar o maior mercado do mundo, graças a leilões para nova capacidade de armazenamento conectada a projetos fotovoltaicos.
O relatório também observa que no ano passado foi o melhor para a implantação de armazenamento conectado à rede, apesar de que é em parte devido a atrasos dos projetos lançados em 2017, mais também ao forte crescimento do segmento front-of-the-meter na Coreia do Sul, China e os Estados Unidos. A Coreia do Sul foi o maior mercado no ano passado, seguida pelo Reino Unido.
Boas perspectivas até 2025
IHS Markit prevê também que irá adicionar 10,6 GW da nova capacidade de armazenamento em 2025 e que a renda do hardware de armazenamento de $ 3,7 bilhões visto no ano passado vai aumentar para $ 8,4 bilhões em 2025, com o crescimento esperado na China, onde o investimento em infraestrutura e reforma regulatória impulsionará o mercado.
O IHS Markit espera que as instalações na frente do medidor respondam por mais de 50% das adições anuais durante o período de previsão. Isso significa que os países onde as instalações residenciais atualmente prevalecem atrás do metro, como o Japão e a Alemanha, também podem ver níveis mais altos de desenvolvimento. «A expiração das taxas de injeção (FIT) e de novos incentivos irão acelerar o crescimento do armazenamento de energia residencial no Japão e na Austrália», acrescenta o relatório.
Novas tendências tecnológicas
Os analistas também destacaram como o uso de armazenamento está rapidamente se tornando uma opção geral para projetos de energia renovável, depois de inicialmente se tornar um fornecedor de regulamentação de frequência para fornecedores de energia.
Baterias com mais de duas horas de armazenamento estão se tornando opções padrão, o relatório disse IHS Markit, como mostram os recentes desenvolvimentos na Coreia do Sul, Estados Unidos e China.
«A pressão exercida sobre os preços dos iões de lítio amaciou no início de 2019. Além disso, o preço de cobalto diminuiu, nova capacidade de produção foi iniciada e uma mudança contínua de fosfato de lítio (LFP ) influenciou os preços médios mundiais «, diz o relatório. As aplicações de longo prazo, por outro lado, tornam as tecnologias diferentes daquelas baseadas no íon de lítio cada vez mais competitivas.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.