A energia solar fotovoltaica é a tecnologia mais estendida no planeta para a microgeração de energia limpa e renovável e cujo investimento está ganhando cada vez mais destaque no Brasil, país que conta com os mais altos índices de irradiação solar do planeta. Os módulos fotovoltaicos possuem garantia de desempenho de 90% nos primeiros 12 anos e 80% em 25 anos.
Conforme dados da Associação Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já são 38.610 mini e micro usinas fotovoltaicas instaladas no país, e o Rio Grande do Sul é o terceiro em número de instalações.
Sendo assim, o Programa Indústria Solar do Rio Grande do Sul, está com as inscrições abertas para aqueles empreendedores que queiram participar. O programa oferece descontos e facilidades na aquisição de sistemas fotovoltaicos às empresas gaúchas, como por exemplo, redução no custo da energia elétrica proporcionando, dessa forma, mais eficiência e competitividade à produção industrial do Estado.
Os cálculos das ofertas do Programa Indústria Solar são feitos de modo a equacionar os valores, chegando a economizar até 95% no valor da fatura. Assim, o que é economizado na conta da energia serve para pagar a parcela do empréstimo, gerando pouco, ou nenhum, impacto no fluxo de caixa da empresa e tornando o investimento autofinanciável.
“Ao final, quando tiver quitado o empréstimo, a empresa terá a energia praticamente de graça, já que o custo de manutenção das placas é baixo, restringindo-se à limpeza e manutenção das estruturas”, complementa Kimura.
O Programa é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e da empresa ENGIE, que fornece e instala os sistemas em parceria com a WEG, com apoio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
São oferecidos às indústrias gaúchas quatro modelos padrão de sistemas fotovoltaicos em diferentes faixas de preço e com potências que variam de 13,2 kWp a 79,2 kWp. Os modelos podem ser combinados para adequar a capacidade total do sistema fotovoltaico às necessidades da indústria. Já para os colaboradores das empresas parceiras do Programa são oferecidas cinco opções de sistemas residenciais, que podem ser adquiridos em até 120 parcelas.
Esta ação estimulará ainda mais o desenvolvimento da energia solar no Estado, a exemplo do que já vem fazendo em Santa Catarina, onde foi lançado de modo pioneiro pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em novembro de 2017, e em Mato Grosso, onde foi lançado em agosto de 2018.
Rodrigo Kimura, diretor da ENGIE, explica: “A tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e o investimento apresenta-se vantajoso tanto para consumidores residenciais como para o setor produtivo”.
A energia elétrica tem um impacto significativo nos custos das indústrias e a economia obtida com a produção própria de energia solar pode impulsionar os negócios
As inscrições para o Programa Indústria Solar RS – tanto para indústrias como para pessoas físicas – abriram na última sexta-feira, 14/09, e podem ser feitas no site http://www.programaindustriasolarRS.com.br/ até meados de dezembro de 2018 e no mesmo estão esclarecidas todas as informações referentes à participação no programa.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.