Em meados de 2022, o Brasil instalou 2,7 GW de energia fotovoltaica, mais do que em todo o ano de 2019

Share

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica informa que os 16.414 MW fotovoltaicos de capacidade instalada representam 8,1% da matriz elétrica total do país, ficando atrás apenas da hidrelétrica, que abrange 53,9%, e da eólica, com 10,8%.

Fato relevante é que os 11.315 MW ocupados por geração distribuída -99,9% deles de fontes fotovoltaicas- pertencem a 1.073.240 sistemas, a grande maioria -quase 840 mil (78,2%)-, de um residencial, setor que também lidera em potência, com 5.285 MW (46,7%). Em segundo lugar em ambos os itens estão os sistemas comerciais, que somam quase 130 mil (12%), com capacidade instalada de pouco mais de 3.500 MW (31,4%).

No que diz respeito à geração de energia, durante este ano, segundo Absolar, vários recordes foram alcançados. Uma é da média diária, em 14 de janeiro, com 1.637 MW em média atendendo 2,2% da demanda de energia elétrica do país. Por sua vez, o máximo diário foi alcançado em 25 de abril, quando às 10 horas daquele dia 3.948 MW cobriam o equivalente a 5% da demanda nacional. Em junho, 2,1% do fornecimento de energia elétrica no Brasil foi gerado por fontes fotovoltaicas.

Fato interessante é a composição da cadeia produtiva do setor, a partir das empresas catalogadas no FINAME, a certificação do grau de nacionalização dos componentes necessários para que as empresas acessem as condições de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES). Assim, são 82 fabricantes de kits de sistemas solares fotovoltaicos, 10 inversores, 8 rastreadores solares, 8 módulos, 3 baterias e uma string box.

Por fim, vale destacar que o estado com maior atividade fotovoltaica em geração distribuída é Minas Gerais, que possui quase 1,9 GW instalados (16,2% do total), seguido de São Paulo, com 1,5 GW (13,2%), e Rio Grande do Sul, 1,3 GW (11,6%).

Minas Gerais também possui a maior capacidade em construção, 2.646 MW; segue-se a Bahia, com 692 MW, e Pernambuco, com 551 MW.

Até agora, o estado da Bahia é o de maior potência fotovoltaica instalada em operação, 1.356 MW; seguido pelo Piauí, 1.163 MW; e de Minas Gerais, 730 MW.