Huawei, Sungrow e SMA foram, nesta ordem, os três maiores provedores de inversores em termos de embarques em 2018, de acordo com um novo relatório da Wood Mackenzie Power & Renewables.
Os três fabricantes tiveram as mesmas posições nos dois anos anteriores, e a Huawei obteve a primeira posição na classificação pelo quarto ano consecutivo.
No entanto, os autores do relatório destacaram que, diferentemente do período 2013-2017, os cinco principais fornecedores de inversores viram sua participação conjunta de mercado baixar pela primeira vez, passando de 62% em 2017 para 56% no ano passado. Os fabricantes que agora ocupam as posições do sexto ao décimo, no entanto, viram aumentar sua participação conjunta de 15% para 19%.
Embora a demanda global por inversores tenha crescido 8% em 2018 em comparação ao ano anterior, a Huawei registrou uma queda de 4% em sua participação de mercado no ano passado, devido a mudanças nas políticas na China, que também afetaram outros fornecedores chineses, de acordo com Wood Mackenzie.
«Como os clientes continuam comprando os inversores com base principalmente no preço e os fornecedores de baixo custo continuam dominando, resta saber quais empresas sairão do mercado de inversores e quais vão impulsionar seu crescimento», escreveram os autores do relatório. «Algumas empresas estão agora procurando se diferenciar em ofertas residenciais e comerciais, e algumas podem optar por sair completamente da fotovoltaica na escala industrial, como a Schneider Electric fez há vários meses.»
O relatório também revelou que a SolarEdge de Israel e a Ingeteam da Espanha entraram no top 10 pela primeira vez, alcançando a oitava e a nona posição, com a Power Electronics e a ABB se tornando o quarto e quinto fabricantes, respectivamente. O sétimo e oitavo lugares foram ocupados por Sineng e Godwee, enquanto a décima posição foi ocupada por outra empresa chinesa: TBEA Sunoasis.
A região Ásia-Pacífico mais uma vez assumiu a maior quota do mercado no ano passado, com cerca de 64% do total de embarques. «Os EE. UU e o Canadá tiveram um crescimento de 21% em remessas de inversores fotovoltaicos. Na América Latina e no Oriente Médio / África e Turquia (MEA) o crescimento foi de aproximadamente 40% e 50% na Europa , diz o relatório.
Al enviar este formulario, usted acepta que pv magazine utilice sus datos con el fin de publicar su comentario.
Sus datos personales solo se divulgarán o transmitirán a terceros para evitar el filtrado de spam o si es necesario para el mantenimiento técnico del sitio web. Cualquier otra transferencia a terceros no tendrá lugar a menos que esté justificada sobre la base de las regulaciones de protección de datos aplicables o si pv magazine está legalmente obligado a hacerlo.
Puede revocar este consentimiento en cualquier momento con efecto para el futuro, en cuyo caso sus datos personales se eliminarán inmediatamente. De lo contrario, sus datos serán eliminados cuando pv magazine haya procesado su solicitud o si se ha cumplido el propósito del almacenamiento de datos.
Puede encontrar más información sobre privacidad de datos en nuestra Política de protección de datos.