Conecta-se à rede na China a maior usina solar do mundo

Share

A concessionária estatal chinesa Huanghe Hydropower Development concluiu a construção do maior projeto de energia solar do mundo em um deserto na província de Qinghai, noroeste da China.

O fabricante chinês de inversores Sungrow, que forneceu os inversores, relata que a planta solar de 2,2 GW foi construída em cinco fases. Envolveu um investimento de 15.040 milhões de RMB (cerca de 1.885 milhões de euros) e inclui uma capacidade de armazenamento de 202,8 MW / MWh. A empresa anunciou o sistema de armazenamento como um projeto de armazenamento solar + em meados de maio, mas não revelou na época que seria conectado a uma central solar gigante.

O projeto foi construído com módulos bifaciais monocristalinos cujo fabricante não foi divulgado e 900 MW de inversores string SG250HX 1.500 V da Sungrow. «A Sungrow forneceu o sistema de armazenamento de energia altamente integrado, com um design acoplado de CA de baixa tensão, que pode aumentar a utilização do transformador, garantindo um custo de sistema mais baixo», disse a empresa à pv magazine.

A construção da usina fotovoltaica começou em novembro de 2019 e foi concluída em setembro deste ano. O sistema de armazenamento foi instalado em quatro meses, de maio a setembro. A instalação vai vender energia para a rede local a um preço de RMB 0,34 / kWh (EUR 0,0426 / kWh).

O complexo está conectado a uma linha de energia de ultra-alta tensão que a State Grid Corp. da China está construindo para conectar o extremo noroeste do país com as províncias orientais mais densamente povoadas. O projeto de linha de energia de RMB 22,6 bilhões incluirá a construção de duas estações conversoras com capacidade de transmissão de 8 GW. A linha percorrerá 1.587 quilômetros pelas províncias de Qinghai, Gansu, Shaanxi e Henan.