Condomínio na Paraíba contará com sistema de geração fotovoltaica

O Residencial Pedra do Reino, no bairro Mangabeira, é o resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Governo Federal. Ricardo Coutinho, governador do estado, assinou no dia 14/12/2017 a ordem para a construção do condomínio que beneficiará 800 pessoas. Serão 208 apartamentos divididos em 13 blocos (com 3 pavimentos cada um) e cada bloco contará com 16 apartamentos.

O tempo previsto para as obras são de 2 anos com um investimento de R$ 21 milhões. Conforme diz o governador: “Vamos chegar, em breve, a marca das 20 mil unidades habitacionais entregues, transformando a realidade de diversas famílias paraíbanas. “

A maioria dos apartamentos contam com uma área de 49 m² de área útil sendo composta por sala para dois ambientes, varanda, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, uma vaga de garagem e será adaptada para idosos e deficientes físicos.

Outra medida que será comtemplada na construção é um sistema de geração de energia fotovoltaica e um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis, como irrigação de jardins e utilização nos equipamentos comunitários.

Trata-se do primeiro edifício de habitação popular com energia solar fotovoltaica e aproveitamento de água, diminuindo, dessa forma, o custo para os moradores, ressalta Emília Correia Lima, presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap).